O que foi o golpe de 64?

20071212-141268BOlá Pessoas! Hoje, dia 31/03/13  estamos no dia em que relembramos terem se passados 49 anos desde o dia mais demorado e tumultuado do Brasil.

Afinal, o que foi o golpe de estado?

31 de março de 1964 foi o dia em que os militares apoiados por empresários da mídia e da indústria que se mobilizaram contra o governo do presidente João Goulart tendo assim, executado o golpe por temores de que o governo brasileiro se aproximasse do sistema comunista, dando início assim ao período chamado de Ditadura Militar no Brasil (31/03/64 à 15/03/85).

Depois de deporem o presidente João Goulart, que fugiu para o Uruguai, passou a instaurar-se o regime ditatorial militar, o qual, através de sucessivos atos institucionais, os quais suprimiam direitos culminou o com o AI5.

O Ato institucional Nº5 ou AI-5 se constitui a maior agressão feita na história do Brasil. Militares, após a tomada do poder, decretam em 13 de dezembro de 1968 um conjunto de leis que, sobrepondo-se a constituição federal, retiravam direitos políticos e torna mais forte o poder dos militares (chamados de anos de chumbo). Tais regras, proibiam desde manifestações públicas até o esfacelamento dos direitos políticos (ainda que existissem, eram supervisionadas pelo Estado de exceção).

Nos anos que se seguiram, a repressão tornou-se muito violenta. Prisões sem ordem judicial e mortes, eram comuns. Estima-se segundo o conselho de direitos humanos, que mais de mil pessoas tenham sido assassinadas durante este período (número que tende a subir com a recente abertura de documentos secretos do governo, dentro da lei de transparência). As torturas, aprendidas muitas vezes na Academia das Américas (School of the Americas) e desde 2001 rebatizada para Western Hemisphere Institute for Security Cooperation (WHINSEC) — Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação em Segurança, instituição militar norte-americana, responsável por treinar agentes da CIA. (Central Intelligence Agency) e também militares latinos. A especialização da academia militar era o ensino de técnicas de interrogatório tais como: afogamento, eletrochoque, privação do sono entre várias outras. Estas técnicas eram aplicadas através do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), sendo que também ocorriam operações ilegais através do Exército, Aeronáutica e Marinha. Ou seja, todas as “forças” do Estado eram recursos de combate a possíveis inimigos da ditadura imposta.

Embora transcorrido mais de 2 décadas do fim do período militar, ecoam no presente muitas situações promovidas por instituições nacionais ou mesmo internacionais que ainda vivem no passado.

Tortura-AfogamentoEngana-se quem pensa no golpe militar como algo vago ou apenas pertencente ao passado. Neste momento, há embate entre forças que tem por única finalidade a busca do controle sobre a sociedade. Quando governos, que deveriam defender a sociedade, passam a propor supervisão do controle da Internet, quando governos passam a definir grupos minoritários como “vândalos” enquanto na verdade estes defendem valores justos e quando para construir estádios, pessoas são deslocadas de suas casas.. falamos dos mesmos princípios de valores… de opressão do aparato do Estado, contra a sociedade. Mudam as formas, mas o sistema se mantém de pé. Mesmo dentro de um sistema ‘tido’ como democrático, temos um Estado violento e arbitrário. Estas notícias estão estampadas em todos os jornais, todos os dias.

O Estado, desvirtuado, passa a atender interesses de quem? Quem move a máquina do Estado

para atacar a própria sociedade? Não legitimidade, quando a sociedade, atividade fim do Estado, passa a ser excluída, e grupos econômicos passam a ser atendidos. O golpe militar de 64, formalmente acabou, mas outros golpes, golpes brancos, dados com canetaço de portarias, normas e até leis de questionável valor, passam a infringir danos a sociedade.

Não temos hoje, a imposição a margem da democracia, de diversos políticos?

Os resquícios do autoritarismo ainda não foram totalmente curados em nosso pais, seguem chagas abertas, pústulas de escarnio ironizados em nossa cara todos os dias as 20h.

Abraçosinhos!

Por: PatyNarciso

9da02962e6185c5fe0a498a9479a6888

Neste post contei coma super participação do meu amigo Rogrigo Couto!

Meus agradecimentos e créditos a ele.

About these ads
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. Seu resumo ficou meio truncado ,ou é assim mesmo? quando chegou na parte das torturas, pulou , e passou a falar de um estado atual cravado nas políticas de exceção da ditadura. Pensei que ia ler mais sobre aquela época, mas valeu!!!

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: